Trekking

Rota dos Galhardos

 

passadicos.com11,52 quilómetros - Moderado          | próximo a Folgosinho, Serra da Estrela (Portugal)

[PERCURSO SINALIZADO] 

Esta caminhada tem início e fim no Largo da Fonte no Folgosinho. É um Percurso pedestre circular que aproveita em grande parte o troço de duas calçadas romanas, uma delas com a designação de Galhardos e a outra de Cantarinhos e que se realiza em plena Serra da Estrela onde envolve apenas a freguesia de Folgosinho. 

Partindo-se do lavadouro segue-se pela rua da Serra. Mais à frente vamos encontrar à esquerda um caminho asfaltado com a indicação de Viveiros de Folgosinho, que apesar de merecerem uma visita, ficam fora da nossa rota.

Continuando a rua da Serra e já fora do aglomerado urbano, vamos encontrar uma cortada à esquerda. A sinalização indica-nos o sentido do percurso.

Após passarmos o campo de futebol e alguns metros depois, entramos verdadeiramente na Calçada dos Galhardos, encontrando a primeira das quatro casas de abrigo. Apesar de a subida ser íngreme, o trilho faz-se com alguma facilidade.

Quase junto à segunda casa de abrigo, a calçada termina abruptamente e à direita surge-nos um pequeno bosque de bétulas, que nos irá acompanhar durante alguns metros até à Portela de Folgosinho. Aqui, cruzam-se três vias: à direita para Folgosinho, em frente para os Casais e Assedasse e à esquerda para Videmonte. é neste último sentido que segue o percurso.

Continuando por essa estrada, onde de resto se cruzam também duas Grandes Rotas, uma marcada pelo Parque Natural da Serra da Estrela e a outra integrada na rede de percursos das Aldeias Históricas da INATEL designada por GR 22, que seguiremos no caminho certo deste percurso de Pequena Rota.

Mais à frente, um pequeno bosque. Um pouco antes do sítio do “Jogo da Bola", deixamos o estradão de terra batida e apanhamos um trilho à esquerda que nos dará conta de uma outra calçada, também ela romana: Calçada dos Cantarinhos também designada por Pé da Serra. O percurso entra aqui na sua fase descendente e será quase sempre assim até Folgosinho.

Já no fundo da encosta, cruzamos a Ribeira do Freixo e aí a calçada termina, fazendo-se o resto do percurso, por um caminho de terra batido até ao lugar designado por Moinhos do Forno. Por fim, é a chegada à Vila.